Suheil está em temporada no leste europeu - Acompanhe através das redes sociais Facebook e Instagram

Método Acadêmico

MÉTODO ACADÊMICO SUHEIL DANÇA DO VENTRE

Este método é criação própria e encontra-se registrado, sendo vedada a sua utilização ou o nome de sua criadora sem sua expressa autorização, sob as penas da lei.
Para utilizar este método profissionalmente, entre em contato para obter informações sobre o curso de “Formação de Professoras” e como obter a “Autorização para uso da metodologia”.


 

 SOBRE O TRABALHO ACADÊMICO

Didática e Metodologia - Resumo

CONTEÚDO BÁSICO:

- Princípios da Dança do Ventre :
Histórico da dança, cultura geral,  folclore do Oriente Médio,  a face mística e o trabalho terapêutico na dança, ética profissional.

- Preparação física :
Alongamento e flexibilidade; correção postural; desenvolvimento da coordenação motora e do equilíbrio; fortalecimento muscular.

- Técnica :
Conceitos de cinesiologia, biomecânica e anatomia do movimento. Movimentos técnicos: movimentação dos membros inferiores e superiores; movimentos de quadril, de tronco, tremidos e como utilizá-los; movimentos ondulatórios; contrações abdominais e pélvicas; giros; deslocamentos; movimentos de solo.

- Musicalidade e ritmo :
Leitura musical. Estudo dos diferentes ritmos musicais e como interpretá-los; conhecimento dos principais instrumentos; desenvolvimento de habilidade para improvisação e para coreografar; seleção e repertório musical.

- Expressão e Interpretação :
Entradas e saídas de cena; colocação cênica e uso do espaço; trabalho de palco; deslocamentos espaciais; expressão corporal e facial; técnicas de interpretação. Produção: como se vestir, se maquiar, cabelo,...



DIVISÃO POR NÍVEL TÉCNICO:

O curso completo pelo Método Acadêmico Suheil para dança do ventre e folclore do Oriente Médio têm duração total de 5 anos, sendo 3 anos para a formação básica e 2 anos para o aperfeiçoamento.  

Nivel 1 - Turma iniciante
Descobrindo seu próprio corpo; postura, encaixes, eixos, respiração. Alongamento e flexibilidade. Os passos básicos da dança do ventre. Introdução aos ritmos. Início ao desenvolvimento cultural.

Em algumas semanas a aluna já consegue dar seus primeiros passos. Ao final deste nível, além do corpo estar trabalhado, a aluna está apta a dançar de forma simples e elegante.

*Ao término deste nível técnico, haverá exame com banca examinadora.


Nivel 2 - Turma Intermediário
Trazendo delicadeza e leveza aos movimentos. Alongamento e flexibilidade. Desenvolvimento de técnicas de quadril. Combinações, deslocamentos. Uso do véu. Estudo de ritmos. Influências folclóricas.

*Ao término deste nível técnico, haverá exame com banca examinadora.

Nível 3 – Semi Avançado
A magia do dançar. Agilidade e precisão técnica. Alongamento e flexibilidade. Desenvolvimento de técnicas de quadril. Domínio de acessórios. Estudo avançado de ritmos. Aprofundamento cultural.

*Aqui encerra-se o curso prático básico para bailarinas. Com bom domínio técnico da dança e base cultural, a aluna está apta a se apresentar sosinha. Inicia aqui o seu aperfeiçoamento e lhe é permitido cursar a formação para professoras e/ou seguir uma carreira profissional. Cerimônia de batismo opcional.

Nível 4 - Avançado
Vivendo o aperfeiçoamento. Estudando estilos famosos, grandes bailarinas, diferenças culturais refletidas na dança. O ballet oriental. Técnicas avançadas de quadril. Acessórios e equilíbrio. Aprofundamento cultural.

Nível 5 - Profissional
O eterno praticar. A manutenção. A atualização. O respeito à arte.
Porque estudar não acaba nunca...


 

SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORAS DE DANÇA DO VENTRE
MÉTODO ACADÊMICO DE ENSINO


-  Como nasceu este curso e sua proposta -

Após mais de vinte anos dentro das salas de aulas de dança, pude perceber a dificuldade de compreensão e assimilação que normalmente é encontrada quando falamos em dança do ventre. Não apenas a didática dos passos, como também a forma de executá-los com conciência e sua origem, história e contemporaneidade. Isso até hoje impede (ou dificulta muito!) que inúmeras mulheres desfrutem dos benefícios atingidos com a prática desta atividade física.

Quando inciei meus estudos nesta dança, minha mestra na época podia jurar que a dança tinha suas origens no Egito antigo. Fazíamos determinados “rituais” de permissão e agradecimento, entre outros. Assim passaram-se anos, até a comprovação arqueológica de que esta teoria estava “furada”. Vendo-me então sem fundamentos lógicos e/ou históricos, surgiu meu desejo de saber a origem desta arte, entender sua sobrevivência, os formatos que absorveu e como é representada nos dias atuais.

Sendo ex-bailarina clássica, aprendi a dançar dentro dos rigores da disciplina do ballet, onde tudo tem uma resposta pronta e matemática, onde o estudo é diário, exaustivo e eternamente uma busca. Quando me deparei com a maneira confusa das aulas de dança do ventre, principalmente com a falta de continuismo, a ausência de um método didático e a misteriosa cultura que precisava ser compreendida sem quase nenhum acesso, não consegui aceitar esse modelo de ensino. Não para uma arte que me fascinava como nenhuma outra. Queria aprender mais. Queria técnica apurada. Queria movimentos leves, giros bem desenhados,... Queria saber o que fazer...

Isso aconteceu há mais de 20 anos atrás. Daí em diante, foram anos de busca, muito estudo, leituras, pesquisas, experiências e descobertas que o amor a esta dança me fez dedicar. E com o amadurecimento, o desejo de ensinar cada vez melhor, moldar corpos com maior primor estético, plantar em terras férteis e colher frutos cada vez mais vistosos.

Espero poder compartilhar a beleza e a alegria desta arte, contribuindo de alguma forma após esta vida de dedicação. De forma leve, divertida e sempre sendo atualizado, meu método de didática e ensino exclusivo, foi desenvolvido para poder criar uma linguagem única de compreensão, facilitando o aprendizado da aluna e garantido seu desenvolvimento com primor técnico, uma vez que o método foi baseado nos conceitos e nas bases das escolas centenárias clássicas acadêmicas , tornando-se assim, diferenciado.

Disponibilizando minha criatividade, experiência e estudo de anos nas mais diversas modalidades de Dança para lapidar de forma cuidadosa o estudo da Arte da Dança do Ventre, visando valorizá-la e respeitá-la.

Este curso acima de tudo é um roteiro, um guia para torná-la uma profissional do ensino da Dança do Ventre, com segurança e qualidade.


Para ler mais sobre como surgiu este método, acesse AQUI o Blog da Bailarina Suheil


Saiba AQUI como funciona uma aula pelo Método Acadêmico Suheil para dança do Ventre.